O que é Diabetes?

Diabetes mellitus 2, ou somente Diabetes tipo 2, é uma síndrome metabolica que pode atingir todas as idades. Ela se configura como a falta de produção do hormônio insulina pelo pâncreas, Isso dificulta que o açucar circulante no sangue entre para dentro das células, causando oxidação podendo eventualmente levar a cegueira e para casos mais extremos a amputação de um membro.

Como a pessoa tem Diabetes?

Existem 2 principais diabetes, Diabetes tipo 1 e Diabetes tipo 2. Diabetes tipo 1, a pessoa já tem uma predisposição genética para ter, pois a Diabetes tipo 1 é uma doença crônica onde o sistema imune ataca as células pâncreaticas, dificultando a produção da Insulina. 

Já a Diabetes tipo 2, com uma dieta rica em carboidratos e combinado com o sedentarismo, essa pessoa tem a facilidade de desenvolver a Diabetes tipo 2. A dieta desbalanceada e com muito açucar, o pâncreas fica "cansado" e ele diminui ou até mesmo parar de produzir a Insulina. Causando vários problemas, como:

  • Aumento da gordura visceral;
  • Aumento descontrolado de peso;
  • Doenças cardiacas;
  • Doenças respiratórias;
  • Cansaço excessivo;
  • Indisposição;
  • Doenças autoimunes.
  • Entre outros.

Como reverter o prevenir a Diabetes tipo 2?

Caso a pessoa já tenha Diabetes tipo 2 ou está pré diabética, existe sim como reverter. Já a diabetes tipo 1, por ser uma doença crônica, então não tem como reverter, mas tem como prevenir para que não evolua para diabetes tipo 2.

Primeiro passo: Dieta

Como foi comentado acima, o Diabetes tipo 2 é uma doença de síndrome metabólica. Então uma alimentação balanceada, rica em fibras, proteínas e controle dos carboidratos. É possivel reverter e prevenir o avanço da Diabetes.

Segundo passo: Exercício físico

Exercício físico não é somente para estética, ele faz modulações e adaptações físiológicas importantes para o organismo. O crescimento da massa muscular e a diminuição de peso gorduroso faz com que o organismo crie essas adaptações que favorecem a utilização do açucar circulante e estimulam a produção de Insulina pelo organismo e dimunui a glicose sanguínea.

Terceiro passo: Suplementação

A suplementação é um aliado poderoso nesse processo de controle glicêmico, ganho de massa muscular e diminuição de gordura. Esses 3 suplementos abaixo irão facilitar sua vida 100%.

  1. Cromo Picolinato: Cromo Picolinato é um nutriente essencial para metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas pelo organismo. Ele tem uma função muito interessante para a produção natural de Insulina. 
  2. Creatina: Creatina é um suplemento super versátil, e estudos mais recentes, comprovam que a Creatina ajuda no controle de açucares no sangue, regulação do glicogênio muscular e melhora na função da Insulina.
  3. Whey Protein: Whey Protein, além de aumentar a massa muscular, ele também auxilia no controle de apetite, forncendo saciedade. Isso para quem está fazendo dietas com déficit calórico, o Whey Protein é um excelente suplemento para incluir na dieta. Fornecendo baixa caloria, concentração baixa de carboidratos e gorduras e fornecendo proteína de alto valor biológico.

Conclusão

Ser saúdavel não deve ser uma obrigação, e sim uma consciência de vida. O corpo é um templo e deve ser tratado como um. O prazer das dietas ricas em carboidratos é tentadora, mas tudo em excesso faz mal, as Diabetes é o exemplo disso. A suplementação, treinos frequentes e dieta balanceada muda tudo. Lembre-se de sempre ter um acompanhamento médico antes de tomar qualquer atitude!